Métricas para acompanhar no seu E-commerce

Você sabe quais são as principais métricas que precisam ser acompanhadas regularmente no seu negócio?

No dia a dia do negócio, as pessoas se veem com uma infinidade de métricas para acompanhar, como número de acesso ao site, taxa de rejeição, a quantidade de visitas por página, a taxa de abandono de carrinho de compra, ticket médio, ou seja, existem uma série de métricas que o universo do marketing e o universo digital conseguem proporcionar.

Isso faz com que possamos ter um parâmetro sobre tudo no nosso negócio, mas por outro lado, pode acabar confundindo a tomada de decisão.

Por isso, separamos 4 métricas a serem observadas com regularidade. Com elas é possível analisar se sua empresa está se aproximando das suas metas, como ela está em relação ao período do mês, dentre outros.

1 Faturamento Bruto
Analise quanto foi vendido no dia, na última semana, no último mês. É interessante observar essa métrica diariamente e ir acompanhando. Com o faturamento bruto é possível ver como está a receita do negócio e o seu crescimento em relação ao último ano.

2 Lucratividade do Negócio
Essa métrica depende do pagamento de todas as despesas, da gestão de todo o fluxo de caixa acontecerem para ser medida e saber quanto efetivamente sobra de lucro no final do período. Acompanhando essa métrica, é possível fazer comparações com a lucratividade de períodos anteriores.

3 NPS – Net Promoter Score

É uma métrica que indica a qualidade do seu atendimento e da satisfação dos seus clientes com a sua empresa e com seus produtos. Essa metodologia é usada por grandes empresas, como Amazon e Apple, por exemplo.

O NPS consiste, basicamente, em fazer uma única pergunta ao seu cliente: o quanto, em uma escala de 0 a 10, ele recomendaria a sua empresa, seu atendimento ou seu produto.

Caso a resposta esteja entre 0 e 6, essa pessoa é um detrator, alguém que não teve uma boa experiência com o seu negócio. Quem responde 7 ou 8 é uma pessoa neutra e não é relevante para a pesquisa. Já quem responde 9 ou 10 são chamados de promotores, aqueles que tiveram uma experiência incrível com sua marca e que vão indica-la para amigos e familiares.

Após fazer a pesquisa, para saber como está o seu produto/serviço, você deve fazer uma conta simples:  número de promotores – número de detratores. O resultado deve ser multiplicado por 100 e depois dividido pelo número de pessoas que responderam a sua pesquisa.

O resultado varia entre -100 e 100. Assim, se você obter um resultado de 75 a 100, seu serviço é excelente. Caso o resultado seja de 50 a 74, seu serviço é muito bom. Já se o resultado for de 0 a 44, o serviço pode ser considerado razoável. E um resultado de -1 a -100 indica que seu serviço precisa melhorar.

4 CAC – Custo de Aquisição por Cliente

Essa métrica permite identificar o custo que a sua empresa tem para a prospecção de um cliente. O cálculo é feito da seguinte forma: total de custos (salários, comissões, marketing, eventos, dentre outros) dividido pelo número de clientes conquistados. Essa métrica deve ser analisada periodicamente para se obter dados concretos, pois de forma isolada não apresenta dados completos sobre a empresa.

Para ter total controle de sua empresa e mantê-la sempre organizada, você pode contar com um sistema de gestão que te auxilia em todos os procedimentos, desde o cadastro de um cliente até a finalização da venda com a emissão de todos os documentos necessários, aumentando ainda mais o seu desempenho.

Deixe um Comentário