No dia a dia do negócio, as pessoas se veem com uma infinidade de métricas para acompanhar, como número de acesso ao site, taxa de rejeição, a quantidade de visitas por página, a taxa de abandono de carrinho de compra, ticket médio, ou seja, existem uma série de métricas que o universo do marketing e o universo digital conseguem proporcionar.
Isso faz com que possamos ter um parâmetro sobre tudo no nosso negócio, mas por outro lado, pode acabar confundindo a tomada de decisão.
Por isso, separamos 4 métricas a serem observadas com regularidade. Com elas é possível analisar se sua empresa está se aproximando das suas metas, como ela está em relação ao período do mês, dentre outros.
1 Faturamento Bruto
Analise quanto foi vendido no dia, na última semana, no último mês. É interessante observar essa métrica diariamente e ir acompanhando. Com o faturamento bruto é possível ver como está a receita do negócio e o seu crescimento em relação ao último ano.
2 Lucratividade do Negócio
Essa métrica depende do pagamento de todas as despesas, da gestão de todo o fluxo de caixa acontecerem para ser medida e saber quanto efetivamente sobra de lucro no final do período. Acompanhando essa métrica, é possível fazer comparações com a lucratividade de períodos anteriores.
3 NPS – Net Promoter Score
O NPS consiste, basicamente, em fazer uma única pergunta ao seu cliente: o quanto, em uma escala de 0 a 10, ele recomendaria a sua empresa, seu atendimento ou seu produto.
Caso a resposta esteja entre 0 e 6, essa pessoa é um detrator, alguém que não teve uma boa experiência com o seu negócio. Quem responde 7 ou 8 é uma pessoa neutra e não é relevante para a pesquisa. Já quem responde 9 ou 10 são chamados de promotores, aqueles que tiveram uma experiência incrível com sua marca e que vão indica-la para amigos e familiares.
Após fazer a pesquisa, para saber como está o seu produto/serviço, você deve fazer uma conta simples: número de promotores – número de detratores. O resultado deve ser multiplicado por 100 e depois dividido pelo número de pessoas que responderam a sua pesquisa.
O resultado varia entre -100 e 100. Assim, se você obter um resultado de 75 a 100, seu serviço é excelente. Caso o resultado seja de 50 a 74, seu serviço é muito bom. Já se o resultado for de 0 a 44, o serviço pode ser considerado razoável. E um resultado de -1 a -100 indica que seu serviço precisa melhorar.
4 CAC – Custo de Aquisição por Cliente
Para ter total controle de sua empresa e mantê-la sempre organizada, você pode contar com um sistema de gestão que te auxilia em todos os procedimentos, desde o cadastro de um cliente até a finalização da venda com a emissão de todos os documentos necessários, aumentando ainda mais o seu desempenho.