Mesmo produto, preços diferentes. Descubra porque essa distinção é necessária.

Provavelmente você varejista já vende seus produtos através de diversos canais diferentes, certo? Mas será que você sabe precificar corretamente o seu produto em cada um desses canais?

A definição do preço de um produto é um fator muito importante que afeta todo o seu negócio, como o fluxo de caixa, margem de lucro e cobertura de despesas.

Para efetuar a precificação correta dos produtos, é necessário observar diversos fatores e entre eles está o canal de vendas. O valor de um produto pode e deve variar de acordo com a plataforma na qual a venda será feita.

Mas por que vender em diversas plataformas é importante?

Já comentamos em matérias anteriores sobre a importância das vendas também no ambiente online. Se você ainda não aderiu ao e-commerce, com certeza está perdendo dinheiro.

Um levantamento apontado pela empresa Neotrust indicou que em 2021 o e-commerce brasileiro cresceu de quase 27%, sendo que a estimativa para esse ano é que o número aumente.

Ainda, segundo a Ebit/Nielsen, os marketplaces brasileiros registraram R$73,2 bilhões de faturamento para a categoria só em 2020. Para Marcelo Osanai, gerente comercial da Ebit/Nielsen, se trata de “um crescimento super agressivo em número de pedidos e com ticket médio acima da média total do e-commerce, ou seja, são resultados super positivos para o marketplace”.

Porém, para lucrar com as vendas é preciso mais que apenas vender em diversas plataformas, é necessário também saber precificar corretamente seu produto em cada uma delas.

O preço de venda deve ser capaz de liquidar todos os custos gerados pelo produto e alcançar a margem de lucro desejada.

É importante ficar atento às condições de cada plataforma, pesquisar como funciona a cobrança do frete e quanto custa para sua empresa vender em cada marketplace.

Assim, para descobrir o preço de venda ideal do seu produto, deve ser observado:

a. Comissões das plataformas

Cada plataforma de venda possui um percentual deduzido das vendas realizadas. Por isso, é importante calcular o preço de venda do seu produto considerando o valor da comissão de cada marketplace, o que pode resultar em um valor diferente para o mesmo produto.

b. Frete

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de precificar seu produto em cada plataforma é observar o valor do frete de envio do produto ao seu consumidor. Esse fator pode variar de acordo com a plataforma e também deve ser considerado de forma individual na hora de precificar seu produto.

Além disso, também deve-se considerar uma precificação diferente para o mesmo produto na loja física e na loja virtual. Isso porque o custo para a comercialização do produto na loja geralmente é maior do que na venda online, uma vez que as despesas incluem aluguel, energia, água, encargos maiores, funcionário e etc.

Precificando corretamente, é possível ter uma visão assertiva sobre custos e lucro, facilitando ações promocionais, descontos ou a oferta de frete grátis, por exemplo.

Por isso, não tenha medo de fazer alterações no valor dos seus produtos, se for necessário. Taxas mudam, o preço de compra sofre alterações e tudo é volátil quando o assunto é dinheiro.

Além do mais, ter um sistema de gestão é, muitas vezes, imprescindível para que todo esse processo funcione de forma efetiva. Ele auxilia muito tanto precificação quanto na distribuição de preços distintos em cada plataforma, além de integrar o estoque da loja física com seu e-commerce, evitando assim problemas de estoque.

Ainda, um bom sistema pode atestar se o preço praticado está de acordo para que a operação seja lucrativa.

Isso torna o controle de suas atividades mais fáceis e rápidas, possibilitando que sua dedicação seja voltada às suas estratégias, aumentando suas vendas e contribuindo para o crescimento do seu negócio.

Entendeu a importância disso para seu e-commerce e quer saber como nossa ferramenta pode te auxiliar? Entre em contato conosco!

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