E-commerce ou Marketplace? Saiba escolher o melhor modelo para o seu negócio

Você conhece a diferença entre e-commerce e marketplace? Sabe como escolher qual é o melhor modelo para o seu negócio? Se ainda não sabe, esse conteúdo foi feito para você!

Primeiramente é importante conhecer alguns conceitos:

MARKETPLACE

É um ambiente virtual (site) onde vários sellers expõem os seus produtos disponíveis para serem comercializados. Essa plataforma é a maneira mais simples, rápida e econômica para conhecer as possibilidades do varejo digital. A expertise do marketplace é importante especialmente para os empreendedores acostumados com a dinâmica da loja física, mas que ainda estão pouco familiarizados com o modelo de negócio de vendas online.

E-COMMERCE

É uma loja online de uma empresa, que pode ser um site, aplicativo ou plataforma, onde o empreendedor controla o próprio estoque e vende apenas produtos que fazem parte do catálogo da empresa.

Nesse modelo não existe um intermediador envolvido no processo de venda. Assim, a marca é a única responsável por todo o contato direto com o consumidor final, desde a compra até a entrega. Além disso, o e-commerce dá ao empreendedor a oportunidade de destacar os diferenciais da marca e também de atuar em segmentos específicos do mercado.

OMNICHANNEL

Tendência no varejo que integra lojas físicas, virtuais e compradores. Por meio da integração de canais, o consumidor satisfaz suas necessidades onde e quando desejar, no momento mais confortável para ele, não havendo restrições de local, horário ou meio.

Para escolher qual modelo se encaixa melhor para você, é preciso avaliar alguns pontos, como:

Investimento: nesse aspecto, o marketplace é, inicialmente, uma forma mais barata e rápida para iniciar suas vendas. Basta escolher o marketplace, criar um perfil e cadastrar seus produtos.

Já o e-commerce demanda custos um pouco maiores, pois é necessário a contratação de um desenvolvedor para cuidar de todos os detalhes. Além disso, existem os custos com domínio, certificado HTTPS e sistema de pagamento. Lembrando que existem plataformas que ajudam as empresas com a criação de suas lojas online.

Lucratividade: Já vimos que inicialmente os custos com o e-commerce tendem a ser mais elevados. Assim, optando por esse modelo é preciso ter em mente que será preciso mais tempo para alcançar a margem de lucro desejada.

As plataformas de marketplace cobram comissões e taxas por cada venda, o que pode significar lucro já nas primeiras transações. Lembrando que cada marketplace possui uma política diferente, então valores de taxas e comissões variam de acordo com a plataforma.

Visibilidade da marca: a visibilidade da marca é muito importante para uma empresa e sabe-se que antes de uma compra, os clientes costumam pesquisar sobre a marca e avaliações de quem já adquiriu produtos dela.

Pensando nisso, quando se opta por um marketplace, a maioria já são de marcas que possuem reconhecimento, o que pode ser um ponto favorável. Se a sua opção for um e-commerce, será necessário um pouco de paciência para alcançar visibilidade e confiança, sem esquecer de investir em campanhas de marketing para divulgação.

Desse modo, é necessário avaliar qual é a situação atual da sua empresa e em qual modelo ela se encaixa. Ademais, nada impede de começar em um modelo e com o tempo migrar para outro.

Deixe um Comentário