BLACK FRIDAY: Dicas para arrasar e faturar muito!

 

No dia 26 de novembro acontece a tão famosa Black Friday, uma grande oportunidade para melhorar o desempenho dos varejistas e aumentar suas vendas! Para te ajudar a se preparar para esta data, nós vamos te dar algumas dicas para ter o melhor desempenho em suas vendas.

METAS
O primeiro passo para ter sucesso em suas vendas é definir as suas metas. Para isso, é necessário analisar o seu histórico de vendas e entender qual é o desempenho do mercado ao longo do ano para que possam ser estabelecidas metas reais e alcançáveis. Escolha metas práticas, como o número de vendas pretendido, o total de faturamento desejado ou o lucro e fidelização de clientes, por exemplo.

MARKETING
Uma vez que suas metas foram definidas, é imprescindível que as ações de divulgação dos produtos ou serviços selecionados para a promoção seja iniciada. Engajar o consumidor com antecedência cria nele uma expectativa e faz com que ele já planeje suas compras na Black Friday.

Você pode fazer isso através de diversos meios, como o envio de e-mail marketing, postagens em redes sociais, inclusive patrocinadas, Twitter, TikTok. Conhecer o seu cliente nessa etapa é fundamental, pois assim é possível escolher o meio e o modo de divulgação que lhe trará mais resultados.

MÉTRICAS É importante também ficar atento às métricas de sua operação. Assim é possível obter informações sobre o comportamento do consumidor e alinhar suas expectativas para o evento, assim como para para eventos futuros.

1. Custo de Aquisição do Cliente – CAC: Como há um investimento maior em marketing nessa época para atrair o consumidor, analisar essa métrica é fundamental, pois através de um simples cálculo ela permite identificar o custo que a sua empresa tem para a prospecção de um cliente. O cálculo é feito da seguinte forma: total de custos (salários, comissões, marketing, eventos, dentre outros) dividido pelo número de clientes conquistados.

Essa métrica deve ser analisada periodicamente para se obter dados concretos, pois de forma isolada não apresenta dados completos sobre a empresa.

2. Taxa de conversão: É a relação entre o número de visitas do seu site e o número de ações realizadas, sendo que essas ações são as que você quer que o visitante desempenhe no site (cadastro ou login, por exemplo). Para quem tem um e-commerce o acompanhamento desta métrica é fundamental, pois através desse cálculo é possível contabilizar os acessos e quantos deles resultaram em vendas. Para obter esses valores, basta dividir o número de visitantes do site que efetuaram uma ação pelo número de visitantes e multiplicar o resultado por 100.

Além disso, a taxa de conversão pode ser utilizada para mensurar os resultados do seu marketing digital, considerando o preenchimento de um cadastro, inscrição em newsletter, download de um e-book ou a solicitação de um orçamento.

3. Ticket médio: Com essa métrica é possível descobrir qual é o seu faturamento por cliente, auxiliando na elaboração do seu planejamento de vendas e, consequentemente, na melhora de seus resultados. Quanto maior o ticket médio, melhor. Para calcular essa métrica, basta dividir o volume de vendas pelo número de pedidos fechados. Tente analisar essa métrica mensalmente para criar um histórico.

4. Páginas mais acessadas: Identificando quais produtos chamaram mais atenção, é possível destacá-los e engajar o consumidor, aumentando assim as chances de venda. Para isso, você pode utilizar uma ferramenta para avaliação de dados de sites.

5. Abandono de carrinho: Quando verificado que seu e-commerce possui muitas visitas mas poucas vendas, é provável que exista algum atrito no processo de compra. Verificar em que momento o cliente desistiu é importante para corrigir esse problema. Um frete elevado, juros altos para parcelamento, valores diferentes para modelos distintos que se verifica somente no carrinho, um processo longo para finalização da compra ou a falta de segurança são alguns motivos que podem fazer com que o consumidor não efetive a compra.

Uma opção bacana para chamar novamente a atenção do cliente para o produto é enviar um e-mail algum tempo depois do abandono do carrinho, demonstrando ser uma oportunidade imperdível.

Além disso, para alcançar os objetivos traçados, não esqueça de se colocar no lugar do consumidor e buscar apresentar a melhor experiência possível para ele. Sua organização, a velocidade de navegação em seu e-commerce e a variedade de formas de pagamento, por exemplo, são analisados pelo cliente e podem ser decisivos para a concretização da venda.

Para ter total controle de sua empresa e mantê-la sempre organizada, você pode contar com um sistema de gestão que te auxilia em todos os procedimentos, desde o cadastro de um cliente até a finalização da venda com a emissão de todos os documentos necessários, aumentando ainda mais o seu desempenho. Conte com a ScriptCode para te ajudar a alavancar o seu negócio!

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