A Ruptura de estoque é um problema para sua loja? Saiba como resolver!

Você sabia que a ruptura do seu estoque pode estar causando mais prejuízos à sua empresa do que você imagina

Sabe-se que 70% da decisão de compra de um produto ocorre justamente em frente a prateleira, então já imaginou o tamanho da sua perda se não tiver o produto que o consumidor está buscando?

As rupturas são totalmente prejudiciais aos varejistas, pois afetam diretamente suas vendas. Mapear e evitar essas rupturas é um dos grandes desafios diários que o mercado exige.

Mas afinal, o que é ruptura de estoque?

A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto no momento da compra pelo consumidor.

Há dois tipos de ruptura:

a. Produto em falta na loja

Se caracteriza pela falta do produto em estoque para reposição.

b. Prateleira vazia, mas constando em estoque

Quando o produto consta no estoque, porém não está na prateleira.

Independentemente do tipo, a ruptura gera no cliente um sentimento de insatisfação, ocasionando à empresa a perda da venda e, consequentemente, a diminuição do seu faturamento, pois ao se deparar com essa situação, o consumidor pode abrir mão da compra, comprar o produto em outra loja ou ainda comprar um produto similar e acabar não voltando ao seu estabelecimento por insatisfação.

Assim, qualquer que seja a ação escolhida pelo consumidor, o resultado será prejudicial ao varejista, uma vez que a experiência de compra ofertada ao cliente não foi satisfatória e pode ser a causa para que esse cliente não volte mais na loja.

Então basicamente, a ruptura resulta em prejuízo. Uma pesquisa da Universidade Martins do Varejo revelou que a ruptura pode representar uma queda de 5 a 10% nas vendas de uma empresa.

O que pode ocasionar a ruptura

Diversas situações contribuem para que esse tipo de falha aconteça e abaixo vamos listar alguns exemplos.

a. Pode haver um problema na logística de distribuição da mercadoria, sendo entregues quantidades menores, fazendo com que ocorra a ruptura.

b. A falta de acompanhamento de dados sobre as vendas também pode ser a causa de ruptura. Isso leva a uma má gestão de compras e, consequentemente, no excesso ou na falta de produtos.

c. Gôndolas mal organizadas também entram na lista de motivos de ruptura, por isso os produtos precisam ter um local definido para serem repostos e sempre atentando-se ao preço correto.

Como evitar rupturas

1. Controlar o estoque

O controle de estoque sem dúvidas é uma das operações mais importantes do varejo e é um grande aliado contra a ruptura.

Com um controle de estoque efetivo, é possível antecipar a compra de produtos que estão chegando ao fim e que precisam ser repostos, evitando assim a ruptura.

2. Efetuar inventários periódicos

Acompanhando a mesma linha do controle de estoque, é de suma importância efetuar inventários periodicamente.

Essa atitude é fundamental para conhecer o seu estoque e evitar perdas ou retrabalho. Com o inventário é possível ajustar quantidades, monitorar desvios ou perdas, vencimentos e analisar se tudo está dentro dos critérios estabelecidos e esperados.

O ideal é realizar a contagem de produtos periodicamente, sendo o mínimo uma vez ao mês.

3. Utilizar um sistema de gestão

Para evitar o problema, é necessário ter processos bem definidos e integrados de estoque, compras e financeiro.

Mas para que essa integração seja de fato efetiva, é preciso contar com um sistema de gestão, uma vez que fazendo esse trabalho de forma manual, as chances de ocorrerem erros nos processos é muito maior, culminando na ruptura.

Além disso, um bom sistema além de proporcionar um excelente controle de estoque, sugere compras de produtos de forma inteligente, indicando quando e quanto deve ser adquirido, levando em consideração as informações de venda de cada produto.

4. Acompanhar dados de vendas

É muito importante analisar com atenção as informações acerca das vendas realizadas, ou seja, identificar quais produtos vendem mais, a quantidade necessária de cada produto de acordo com a sua saída, quais produtos são mais procurados em determinadas épocas do ano, dentre outras.

Em posse dessas informações, fica muito mais simples evitar uma possível ruptura, uma vez que baseando-se em dados seguros sobre a movimentação dos produtos na loja através do acompanhamento dos dados, é possível saber quais os produtos possuem giro maior e assim criar ações para evitar a falta desses itens.

Esses dados podem ser obtidos de forma assertiva através do seu sistema de gestão.

Além disso, seguem mais algumas dicas que podem ser muito úteis na prevenção da ruptura:

1. Conheça o seu consumidor: é fundamental conhecer os hábitos do consumidor para acertar na compra de mercadoria, realizar o planejamento e preparar a operação da loja.

2. Produtos de alto giro: saiba quais são os produtos mais vendidos e dê prioridade è reposição deles. Você pode agendar a reposição desses itens em seu sistema de gerenciamento para que nunca estejam em falta.

3. Datas sazonais: esteja sempre atento às datas sazonais, quando alguns produtos são mais procurados do que outros.

4. Treine sua equipe: ter processos bem definidos e colaboradores treinados é essencial para que a gestão de estoque seja eficiente e uma loja mais organizada.

Identificou esse problema em sua loja e quer resolver e potencializar os resultados da sua loja? Entre em contato conosco e entenda como nossa solução pode te ajudar!

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