5 dicas para gerenciar seu fluxo de caixa com mais eficiência

O dia a dia de uma empresa possui muitos desafios e um dos mais importantes é o controle financeiro. Ter uma boa organização financeira é fundamental para a saúde de qualquer negócio. Por esse motivo existe o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é um instrumento utilizado para acompanhar a situação financeira da empresa. Nada mais é que o registro detalhado, organizado e identificado de todo montante que entra e sai do caixa de uma empresa, com o objetivo de apurar o saldo disponível e fazer projeções futuras, garantindo assim que sempre tenha capital de giro para o custeio das operações da empresa.

Ou seja, um controle financeiro eficiente garante que se tenha saldo para custear folha de pagamento dos funcionários, impostos, fornecedores, reformas, dentre outras despesas.

Manter o fluxo de caixa atualizado trará uma série de vantagens para o seu negócio, como evitar gastos desnecessários, garantir o pagamento das despesas necessárias e ainda ajuda a tomar decisões assertivas.

Como gerir o Fluxo de Caixa

1. É preciso analisar todas as entradas e saídas da conta da empresa, bem como quando se dá a movimentação desses valores.

Além disso, deve-se realizar um levantamento detalhado das contas da empresa. É muito importante que todas as vendas realizadas sejam registradas, assim como todos os pagamentos efetuados pela empresa e investimentos.

2. Continuidade: esse é o segredo para se ter um fluxo de caixa eficaz. Defina a frequência com a qual isso será feito. Pode ser mensalmente, semanalmente ou diariamente. O ideal é que sejam associadas duas frequências (diária e mensal, por exemplo).

3. Divida suas despesas em categorias. Dividindo seu fluxo de caixa dessa forma, é possível ter uma visão mais clara de suas finanças, observando quais gastos foram maiores ou quais investimentos renderam mais, por exemplo.

4. Notas Fiscais. Guarde as todas as notas para que no seu sistema seja atualizado o valor exato, comparando ainda com os dados constantes na conta bancária da empresa.

5. Previsões equilibradas. Não faça previsões de entradas super otimistas, mas sim realistas. É preciso considerar atraso dos pagamentos ou até mesmo a falta deles.

Muitas vezes colocar essas ações em prática pode parecer algo fácil e dispensável, mas é a chave para se obter informações reais e assertivas sobre o financeiro do seu negócio e mantê-lo saudável. Para ajudá-lo com essa tarefa, você pode contar com a ajuda de um sistema de gestão para o seu negócio! Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Deixe um Comentário