SAIBA QUAL É A IMPORTÂNCIA DO E-COMMERCE PARA A SUA EMPRESA!

Devido à pandemia ocasionada pelo Covid-19 em 2020, as pessoas foram obrigadas a permanecer um período de tempo confinadas em suas casas com o intuito de impedir a disseminação do vírus. Por conta disso, se pode observar uma mudança relativa na forma como as pessoas passaram a adquirir alimentos, conforto e lazer, aumentando muito as compras online e deliveries.

Dessa forma, os fornecedores de produtos precisaram que se adaptar à essa realidade e se esforçar para acompanhar o ritmo do consumidor nas plataformas digitais. Entretanto, percebe-se que essa adaptação não é momentânea e deve representar o fortalecimento de um hábito e o crescimento de uma nova forma de consumir.

Segundo a revista consumidor moderno, foi realizada uma pesquisa pela Social Miner em parceria com a Opinion Box sobre a “Jornada omnichannel e o futuro do varejo”. Essa pesquisa destacou os motivos pelos quais o consumidor tem comprado pela internet: 48% deles destacam que a compra é mais barata e 46% acreditam que o processo é mais prático. Entre eles, 39% também destacam que a oferta e os descontos são melhores pelas lojas online.

Somado à pandemia, há de se considerar as características e hábitos das gerações Y e Z, pessoas que fazem parte das primeiras gerações de nativos digitais que presenciaram uma das maiores revoluções da história: a Internet. Tecnologia, computadores e celulares são naturais para essas gerações, que estão a apenas um clique de sanar uma dúvida, obter uma informação, assim como consumir online.

Essas gerações não são influenciadas por propagandas e costumam procurar por resenhas e feedbacks sobre o produto antes de efetuar uma compra, prezando ainda pela experiência que lhes é proporcionada. São ativos na internet, muito engajados em mídias sociais e totalmente adeptos ao omnichannel (integração entre lojas físicas, virtuais e o consumidor). Todavia, apesar de gostar do ambiente digital, também valorizam a experiência que o ambiente físico tem a oferecer.

Desse modo, considerando todas as características dos atuais consumidores e o que pode se esperar para o futuro do comércio, é muito importante que as lojas físicas passem a se inserir também no mundo digital, integrando o físico como E-commerce.

Além de alcançar clientes em potencial, o comércio virtual pode ser bem vantajoso, uma vez que oportuniza o crescimento da marca, expansão da base de dados dos clientes, possibilidade de exploração de novos mercados, aumento da satisfação e a fidelização dos clientes, melhora do relacionamento com o consumidor, ajuda na decisão de compra, aumento da receita da empresa, troca de informações e muito mais.

Ademais, há estudos que indicam que o E-commerce é capaz de acelerar as projeções de vendas de lojas físicas que embarcam na venda digital, pois reduz os seus custos e apresenta ao consumidor uma melhor experiência.

Para quem decidiu integrar uma loja física à uma virtual, é necessário ter em mente que a organização da empresa é fundamental. Como nas lojas físicas, há vários processos que devem ser seguidos e observados para que a venda seja efetivada e essa operação comercial funcione. Assim, as informações de clientes, dos fornecedores, a movimentação do estoque, notas fiscais, receitas e despesas, as obrigações fiscais e tributárias devem ser controladas.

Um sistema de gestão é essencial nesse processo de controle e integração, pois tem a função de gerenciar e transacionar informações entre todos esses departamentos de forma rápida e efetiva, por isso é muito importante investir em um bom ERP. Lembre-se, ter o controle sobre a gestão do negócio é tão importante quanto a venda do seu produto. A ScriptCode está preparada para te ajudar nessa jornada de integração e evolução. Conte conosco!

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