O ano novo começou e com ele vieram novas oportunidades para faturar. Mas para isso o varejista precisa estar atento a algumas coisas que apesar de parecerem simples, são muito importantes, como definir um calendário promocional anual, por exemplo.
Definir um calendário promocional já no início do ano ajuda o varejista a se programar e a não deixar passar nenhuma data comemorativa importante para o seu ramo de atuação e que pode lhe trazer um retorno financeiro muito bom.
Para realizar essa definição, é preciso englobar as datas comemorativas mais importantes, como dia das mães, dia dos pais, Páscoa, Black Friday, Natal, dentre outras, e analisar quais outras datas se encaixam no seu segmento e que fazem sentido para o seu consumidor.
Dessa forma, o varejista precisa conhecer o seu público, seus hábitos de consumo, seu poder aquisitivo, suas reais necessidades, a época na qual ele está mais suscetível a efetuar uma compra, quais tipos de ações promocionais chamam mais sua atenção, etc. Conhecer seu cliente é imprescindível para o sucesso de qualquer ação promocional, pois por mais incrível que a ação possa ser, se não chamar a atenção do seu consumidor, não vai gerar o resultado pretendido. E lembre-se, quanto mais personalizada a ação para o seu cliente, maior é a chance de sucesso.
Além disso, é importante definir quais ações promocionais serão feitas em cada uma das datas comemorativas e qual será o orçamento para cada uma delas. Fazendo essa programação, é possível utilizar melhor os recursos da empresa e ainda estar presente no decorrer de todo o ano.
Ainda, não deixe para desenvolver qualquer ação promocional próximo da data. Planeje tudo com antecedência, como as atividades a serem desempenhadas, decoração, materiais de divulgação, treinamento de equipe, abastecimento de produtos. Tudo isso influenciará no sucesso de sua ação promocional. Utilize um ERP para te auxiliar, cheque todas as informações pertinentes, como o estoque de produtos, por exemplo, e garanta que esteja tudo certo para suas campanhas. Conte com a ScriptCode para realizar todos os procedimentos desde o cadastro de um cliente até a finalização da venda com a emissão de todos os documentos necessários, aumentando ainda mais o seu desempenho.