Como falamos no nosso último post, com a pandemia houve a transformação digital e a aceleração da digitalização do varejo, razão pela qual é muito importante que as lojas físicas passem a se inserir também no mundo digital.
Mas afinal, as lojas físicas ainda têm futuro?
Com certeza sim, bem como possui uma função importantíssima. Porém, não é qualquer loja física. O PDV precisa ser proativo!
Para Ravi Bagal, head global de varejo da Amazon Web Services, “a questão não é se o online toma espaço do físico: os consumidores não limitam suas experiências de compra a um único canal. Quem quer crescer precisa atender ao que o cliente deseja”.
Além da integração com a venda digital, outras ações são necessárias para que as lojas físicas não apenas se mantenham, mas sejam um sucesso! Sabemos que a digitalização do consumo não vai parar e com o avanço da tecnologia a tendência é o ambiente online se intensifique. Então o que sua loja física precisa oferecer?
1. Relacionamento e experiência
Esse talvez seja um dos principais itens da lista para o sucesso. A compra online ainda não consegue oferecer uma experiência completa ao cliente, ou seja, criar sensações e vivências capazes de despertar no cliente sentimento. Muitas vezes o que de fato vende um produto ou serviço é justamente esse sentimento criado no consumidor, seja de desejo, felicidade, empolgação ou necessidade.
Os estabelecimentos comerciais estão sendo vistos cada vez mais como um local de lazer e por esse motivo, as lojas físicas devem buscar aprimorar essa experiência de compra, onde o cliente possa se sentir mais confortável no seu espaço. Para isso, valorize recursos visuais, como ornamentação e arquitetura e explore aspectos emocionais e sensoriais.
Um exemplo disso pode ser a loja conceito da Boticário Lab, um espaço físico onde o cliente pode descobrir qual é a fragrância ideal para ele através de inteligência artificial, além de aprender mais sobre fragrâncias e como combinar acordes, criando um perfume exclusivo com a sua própria assinatura.
2. Hub Logístico em seu Ponto de Venda (PDV)
Você deve utilizar o estoque das lojas físicas também para atender aos pedidos feitos online. Assim, o cliente pode economizar com o valor do frete e retirar o produto na loja física.
Além de beneficiar o cliente, também é um modo de reduzir custos logísticos e dar mais agilidade nas entregas, uma vez que o produto é enviado ao cliente da loja mais próxima.
3. Coleta de Dados
Assim como é feito no ambiente virtual, é importante obter informações sobre os hábitos de seus clientes para auxiliar no processo de venda também no ambiente físico de sua loja. Descobrir do que seus clientes mais gostam, quais produtos mais olham, o que os faz comprar ou desistir da compra é fundamental para o sucesso de vendas.
Isso pode ser feito através de pesquisas no próprio PDV, análise de tráfego de pessoas na loja física por câmeras ou outros meios, registro de buscas realizadas em totens das lojas, feedback dos próprios funcionários, dentre outras formas.
Com base nessas informações é possível estabelecer dados como taxa de conversão, seção mais visitada, dias e horários em que a loja recebe mais visitantes, tendências de compras em cada sazonalidade e mais.
Assim, você pode monitorar o comportamento do consumidor e agir com base nisso. Responder as mudanças de comportamento dos consumidores em tempo real é muito importante para não ficar para trás.
Ainda, a análise de dados proporciona a capacidade de prever comportamentos, o que lhe dará vantagem e lhe colocará um passo à frente.
4. Personalização
Não ofereça ao seu cliente uma solução “de prateleira”. Saiba quais são as necessidades específicas dele e apresente soluções relevantes. Ainda, não foque em tendências generalizadas, o consumidor quer algo específico para ele.
Sabemos que a distância entre o consumo físico e digital ficará cada vez menor, sendo comum que o processo de consumo se inicie na loja física e termine na digital e vice-versa.
Já se fala em diversas possibilidades tecnológicas para o futuro, como óculos de realidade virtual que permitirá que o comprador tenha a experiência de loja no conforto de sua casa, podendo ver os produtos, provar e interagir com os vendedores. Além disso, já existem startups que tentam transmitir aromas pelo meio digital.
Tudo isso nos leva a imaginar as diversas possibilidades para um futuro não tão distante para o qual devemos nos planejar, além de já adequar a loja física a atual realidade de consumo, oferecendo ao cliente uma experiência incrível em seu PDV, utilizando a tecnologia já disponível e verificando sempre os dados obtidos. Será que sua loja física já está pronta para o consumo pós-pandemia?
Fazer isso não é tão difícil quanto possa parecer. Comece integrando sua loja física ao mundo digital com um bom sistema de gestão e conheça/conecte-se com seu público para oferecer uma experiência que o encante. Conte com a ScriptCode para te auxiliar nesse processo!