Evite perdas precificando corretamente seus produtos

Você sabe como precificar seus produtos e alcançar o lucro pretendido? Nesse artigo vamos mostrar a maneira correta de efetuar essa precificação, para que sua empresa não tenha perdas financeiras e consiga alcançar a margem de lucro desejada.

Para conseguir efetuar a precificação de seus produtos, é importante conhecer alguns conceitos:

1. Preço de venda

O preço de venda nada mais é que é o valor que será atribuído aos produtos que sua empresa comercializa.

Essa é uma atividade muito importante, pois o cálculo deve ser realizado de forma minuciosa, considerando diversos fatores para que você não tenha prejuízo vendendo seu produto e alcance o lucro desejado.

2. Custos

Antes de ser comercializado por um determinado valor, o produto demandou da empresa tempo, pessoal e dinheiro. Garantir que ele chegue até a prateleira com o preço correto é fundamental para cobrir os custos que esse produto gerou à empresa.

O conceito é dividido em:

a) Custos fixos

São aqueles que praticamente sempre estarão presentes em sua operação ou que terão pouca variação, ou seja, mesmo que a empresa tenha seu melhor mês ou o pior, ela precisará pagar o mesmo nos custos fixos. É o caso do aluguel, contas de água e energia, salário dos funcionários, dentre outros.

b) Custos variáveis

São aqueles que variam de acordo com o aumento ou queda da produtividade ou da receita.

Pode ser inserido nesse conceito as despesas administrativas, comissões, pagamento de horas extras, custos com marketing, dentre outras.

3. Margem de lucro

Margem de lucro é quanto se deseja ganhar de lucro com a venda de um produto, já descontados os custos fixos e variáveis da operação.

A margem de lucro deve ser calculada para cada mercadoria de forma individualizada, levando em consideração a quantidade de venda do produto e a demanda de cada item. Dessa maneira, os custos fixos e variáveis devem ser considerados na hora de precificar um produto.

4. Margem de contribuição

A margem de contribuição é uma métrica que mostra se a receita obtida é suficiente para cobrir os custos, despesas fixas e ainda gerar lucro.

Através desse indicador, é possível visualizar como sua empresa pode investir o dinheiro de forma mais inteligente, além de mostrar quais produtos geram maior retorno financeiro.

Para calculá-la, usa-se a fórmula: margem de contribuição unitária = preço de venda – ( custo variável unitário + despesa variável unitária).

Importância de precificar corretamente

Para que seja viável a comercialização de um produto é imprescindível que o seu valor seja capaz de cobrir todos os custos que a empresa teve para sua comercialização e ainda gerar um lucro satisfatório.

Quando a precificação não é feita de forma correta, acaba por causar prejuízos à empresa e, no pior dos cenários, pode ser o motivo de a empresa não conseguir mais honrar com seus compromissos financeiros e acabar falindo.

Por outro lado, elevar muito o preço dos produtos pode não ser uma boa ideia, uma vez que a competitividade da empresa com relação aos seus concorrentes fica prejudicada. Nesse caso, não vender a mercadoria também ocasionaria prejuízo.

Como calcular o preço de venda

Já sabemos que o preço de venda ideal deve ser calculado de forma a cobrir os gastos e ainda gerar receita. Então para definir o preço adequado de venda de um produto é preciso encontrar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais, sem esquecer da margem de lucro desejada.

Além disso, existem outros pontos a serem observados, tais como:

Concorrência: a concorrência em sua região também é um fator determinante para atribuir valor a um produto. Preços muito acima ou muito abaixo da média podem gerar um resultado diverso do pretendido;

Estratégia de vendas: outro ponto que deve ser levado em consideração é quais estratégias de venda sua empresa utiliza e quanto isso custa. Valores de marketing, por exemplo, também devem ser incluídos na hora da precificação;

Individualizar a precificação por produto: é crucial observar as diferenças entre os produtos comercializados. Aqueles que possuem vencimento próximo, por exemplo, devem ser precificados de forma distinta dos demais;

Utilize um sistema de gestão: Ter um sistema é muito útil, prático e importante para ter assertividade na hora da precificação, além de poupar muito tempo de trabalho manual. Basta lançar as informações sobre o produto no sistema e escolher a margem de lucro desejada e ele trará uma sugestão de preço para o produto com segurança e precisão. Caso o uso de um sistema não seja uma opção no momento, é recomendado o uso de uma boa planilha de precificação.

Cálculo por dentro: É utilizado para obter o valor real das margens de lucro desejadas, uma vez que os impostos, comissões, fretes, dentre outros, são calculados sobre o valor final de venda.

Mas porquê usar o cálculo por dentro?

Imagine um produto cujo custo de compra seja de R$200,00. A empresa possui um custo fixo em torno de 15% e as despesas de venda de R$25,65%  (ICMS 17%, Pis/Cofins 3,65%, Comissão 5%) e deseja-se ter um lucro de 25%.

Precificando o produto através do cálculo normal, este seria comercializado por R$361,25:

R$200,00 + (15% Custo Fixo) R$30,00 = R$230,00

R$230,00 + (25,65% Despesa de venda) R$59,00 = R$289,00

R$289,00 + (25% Lucro) R$72,25  =  R$361,25

Agora, se fizermos o cálculo da margem de lucro após a venda, veremos que o lucro desejado não foi atendido, pois os impostos e comissões são sempre calculados em cima do preço faturado:

Preço Venda
Custo Compra
Despesas Fixas
Despesas Venda
Lucro em reais
%lucro
R$ 361,25
-R$ 200,00
-R$ 54,19
-R$ 92,67
R$ 14,39
3,98%

Mas se o cálculo foi efetuado utilizando a fórmula do cálculo por dentro, o mesmo produto seria vendido por R$582,24:

Divisor: (100 – 15 – 25,65 – 25) / 100 = 0,3435

Preço de venda: R$200,00 / 0,3435 = R$ 582,24

Preço Venda
Custo Compra
Despesas Fixas
Despesas Venda
Lucro em reais
%lucro
582,24
-R$ 200,00
-R$ 87,34
-R$ 149,34
R$ 145,56
25%

Assim, podemos observar que somente pelo cálculo por dentro o ganho real desejado é garantido.

Seguindo todas as dicas apresentadas nessa matéria temos certeza de que não haverá mais problemas na hora de precificar seu produto.

Ainda pensando em facilitar esse processo, disponibilizamos uma planilha para você que ainda não pretende utilizar um sistema de gestão, basta acessar esse link.

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