Despertar o desejo de compra no cliente nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, nessa matéria vamos abordar 3 técnicas para fazer vendas online utilizando técnicas que ajudar muito na sua conversão.
1 Técnica da Escassez
Tem o objetivo de estimular o senso de urgência do seu público, sendo divulgada como quantidades e tempo limitado.
É certo de que você já acessou alguma página e se deparou com mensagens como “último item disponível” ou “poucos itens em estoque”, certo? Essa é a técnica da escassez.
Essa urgência transmitida com essas mensagens pode ser muito efetiva na hora da conversão da compra, pois gera em seu cliente o sentimento de urgência em adquirir o produto ou serviço pelo risco de ficar sem.
Esse tipo de estratégia funciona muito bem em casos de promoções. Em seu site, você pode usar essa estratégia em banners, informativos e sua identidade visual para chamar a atenção do seu público.
2 Cross Selling
A expressão significa venda cruzada. Você já entrou em um site, olhou um produto e abaixo viu “produtos relacionados” ou “nós indicamos também”? Essa é a venda cruzada, mostrar ao cliente produtos similares ao que ele está buscando.
Assim, você pode aumentar o seu ticket médio, pois há mais chances do cliente gostar do outro produto também e adquirir os dois.
Vamos supor que o cliente esteja buscando por uma blusa de frio, você pode sugerir outras opções de produtos que possam agradá-lo, como um casaco ou um cachecol, algo que vá acrescentar naquilo que o cliente já está procurando, aumentando assim suas chances de fazer mais vendas.
3 Up Selling
Consiste em oferecer um produto que complemente o que o seu cliente acabou de adquirir, ou seja, uma versão mais completa ou superior ao que acabou de comprar, fazendo com que o cliente sinta que está recebendo uma recomendação útil e coerente com suas necessidades e desejos. Portanto, o objetivo dessa estratégia é fazer com que o comprador faça uma aquisição melhor e ao mesmo tempo aumentar o valor da sua compra, gerando maior lucratividade para o seu negócio.
Pode ser feito através do envio de um e-mail após a venda ou até mesmo uma mensagem no WhatsApp.
Além disso, outra estratégia interessante é oferecer ao consumidor um produto um pouco mais barato do que aquele que o cliente estava buscando, levando em consideração que fazer uma venda com um ticket médio um pouco menor em algumas situações pode ser melhor que perder a venda.
Por exemplo, quando um cliente busca um produto específico que você não tem na sua loja, você pode oferecer outro produto que solucione o problema daquele cliente. Assim, por mais que a venda seja menor, ao menos não foi perdida por completo.