O recebimento de mercadorias é o processo que ocorre assim que as mercadorias adquiridas com os fornecedores são entregues na empresa.
Pode parecer uma atividade simples, mas é um processo importante que exige atenção e agilidade para garantir uma boa produtividade ao negócio. Existem diversas situações que podem ocorrer na hora do recebimento e causar a perda de recursos, prejudicando a produtividade e as finanças empresariais.
Dentre essas situações, podemos citar:
- Fornecedor duvidoso;
- Dados cadastrais inválidos;
- Filas de caminhões;
- Entregas chegando sem horário marcado;
- Inúmeras planilhas e e-mails para agendamento;
- Divergência entre os valores de negociação e da nota;
- Falta de alinhamento entre a quantidade de produtos adquiridos e recebidos;
- Diferença em relação ao tipo de produto entregue;
- Inconsistência em relação aos descontos concedidos;
- Necessidade de devolução em razão de avarias;
- Desqualificação dos funcionários.
Em contrapartida, ter um bom fluxo de recebimento de produtos traz diversos benefícios, como o ganho de produtividade, a prevenção contra rupturas, a redução de custos, dentre outros.Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar nessa etapa tão importante:
1. Conferir a NF com o pedido de compra antecipadamente
Ainda, é possível utilizar o manifesto eletrônico de documentos fiscais para efetuar essa conferência antecipada da mercadoria em transporte. Saiba mais sobre MDF-e clicando aqui.
2. Escolha um fornecedor de confiança
Para que seja possível construir essa relação saudável, é preciso que você faça uma boa avaliação e homologação de fornecedores. Conheça melhor as empresas e o estado de sua saúde financeira, além do histórico e da reputação que possuem no mercado.
3. Capacite seus funcionários
Capacitar a equipe responsável pelo recebimento contribui de forma significativa para a efetividade e produtividade do processo. Um profissional treinado é mais crítico quanto aos problemas e consegue exercer sua função com mais precisão, o que evita falhas na hora da conferência da nota e dos produtos, além de possíveis fraudes.
4. Agende as entregas
5. Fique atento ao cadastro tributário dos produtos
É muito importante se atentar sempre à questão tributária das mercadorias. A entrada de uma nota fiscal com erro de tributação leva a um aproveitamento de impostos errados e, consequentemente, aumenta o risco de autuações em valor significativamente alto. Para verificar quais são os impostos corretos, é possível utilizar serviços e ferramentas disponíveis no mercado que efetuam a leitura do cadastro de produtos por código EAN/NCM, porém é importante que a empresa tenha uma ferramenta automatizada ou uma boa consultoria.
6. Automatize seus processos
Ficou interessado e está pronto para adotar novas práticas? Entre em contado com a ScriptCode e descubra como podemos te ajudar!