Vantagens e desvantagens de vender em marketplace

O marketplace pode ser visto como uma parceria, onde as plataformas oferecem aos lojistas o necessário para que possam efetuar seus anúncios e vendas em um ambiente virtual. Nesse espaço virtual ocorre a mediação entre o vendedor e o consumidor.

Vender em um marketplace pode ser bem vantajoso:

Estrutura

Um dos pontos mais vantajosos de se optar por um marketplace é a estrutura que a plataforma oferece ao vendedor, especialmente para quem está iniciando suas vendas online e não possui conhecimento sobre programação ou não quer investir muito nisso inicialmente.

Por isso, dispor de uma tecnologia pronta para publicar, vender e receber por seus produtos é muito interessante e libera o vendedor da preocupação de manter um site próprio.

Visibilidade

Ter sua loja virtual em um marketplace reconhecido pode ser super vantajoso para a visibilidade da sua loja. A maioria possui um tráfego bem grande e já são reconhecidas, assim os clientes se sentem mais seguros em efetuar suas compras nessas plataformas, o que gera mais visibilidade para os seus produtos e uma probabilidade maior de venda, já que poderão encontrar sua loja com mais facilidade.

Diversidade de clientes

Ainda por conta da visibilidade do marketplace, há a possibilidade de ampliação de seus clientes, pois fica mais fácil para que seus produtos tenham um alcance maior e atinjam consumidores de outras regiões, por exemplo.

Menor custo em investimento

O marketplace é, inicialmente, uma forma mais barata e rápida para iniciar suas vendas, uma vez que tudo que é necessário para vender e faturar está integrado na plataforma, não havendo a necessidade, portanto, de pagar pelo desenvolvimento dessas ferramentas.

Mas, existem também algumas desvantagens, como:

Identidade visual

Nessas plataformas não é possível inserir elementos do seu negócio, como logo e paleta de cores. Toda a identidade visual no marketplace é baseada no canal de vendas escolhido, como Mercado Livre, por exemplo. Desse modo, a credibilidade pode ser atribuída à plataforma e não à sua marca.

Dependência

Se a sua marca vende apenas pelo marketplace isso gera uma relação de dependência. Ou seja, se um dia o canal de vendas fechar ou passar por alguma modificação que torne inviável a continuidade da sua empresa por lá, você será obrigado a encerrar as atividades. Então, pode ser interessante combinar uma loja virtual a um marketplace e também optar por vender pelas redes sociais.

Agora que você já sabe o que é um marketplace e quais são suas vantagens e desvantagens, já pode começar a pesquisar o melhor canal para vender seus produtos.

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