Conheça os principais Marketplaces

Você já ouviu falar em marketplace, certo? Mas você sabia que existem tipos diferentes de marketplace?

Os Marketplaces podem ser divididos em três grupos:

Marketplace B2B

É uma abreviação que significa Bussiness-to-Bussiness, uma expressão em inglês que se refere a uma interação comercial entre duas empresas, que vão atuar como cliente e fornecedor.
É ideal para quem procura por um fornecedor para comparar preços, qualidade e capacidade de entrega.
Para empresas que fornecem serviços o modelo também é interessante pelas vantagens de divulgação e redução de custos.

Marketplace B2C

Abreviação que significa Business-to-Consumer. Diferente do B2B, nesse modelo as empresas vendem para o consumidor final, sendo o marketplace o caminho utilizado para essa transação e facilitador de compra.

Marketplace C2C

Já no Consumer-to-Consumer (C2C), as transações acontecem de consumidor para consumidor, não há uma intermediação, são os próprios consumidores que fazem vendas entre si.
Sabemos que existem diversos marketplaces ativos hoje e que algumas dessas plataformas surgiram há alguns anos e se consolidaram no mercado eletrônico, nos mais diversos modelos citados acima.
Você já conhece os principais marketplaces do país?

Mercado livre

O site é líder do segmento na América Latina. Atuando no Brasil desde 1999, a gigante conta com 211 milhões de usuários ativos e mais de 10 milhões de vendedores e movimentando cerca de 9 vendas por segundo.
Trata-se de uma plataforma ampla, na qual se encontram desde móveis e eletrodomésticos, até imóveis e veículos.
Para vender no Mercado Livre, basta seguir as instruções contidas no site da
plataforma através desse link.

Amazon

Iniciou suas atividades em 1994 como uma livraria online e foi pioneira no mercado digital. Hoje a Amazon é a maior varejista online do mundo, oferecendo diversos produtos e serviços e dominando inclusive serviços de streaming e computação em nuvem.
Para vender na Amazon basta seguir as instruções contidas nesse link.

Americanas

Trata-se de um grupo composto por Lojas Americanas, Submarino, Sou Barato e Shoptime, grandes plataformas de e-commerce nacional.
Também oferece produtos diversificados, recebendo cerca de 59 milhões de visitantes por mês, gerando mais de 610 milhões de páginas visualizadas mensalmente.
Comece a vender na Americanas através desse link.

Buscapé

É uma das plataformas mais antigas quando falamos de acesso à internet no Brasil. Foi criada em 1999 como um comparador de preços online, crescendo rapidamente e se tornando um dos maiores marketplaces do Brasil.
Conta com cerca de 60 milhões de acessos mensais, sendo em 2019 o aplicativo de compras mais baixado do país.

OLX

Foi a primeira plataforma no modelo C2C em 2010, na qual podem ser ofertados itens usados ou seminovos.
Recebe cerca de 1,9 bilhões de visitas mensais, comais de 54 milhões de artigos anunciados.
Comece a anunciar na OLX através do link.

Facebook

Também se trata de uma proposta C2C. O marketplace do Facebook é integrado à rede social, permitindo que seus usuários vendam produtos novos, seminovos ou usados.
Difere-se das demais plataformas por ter a opção de utilizar a geolocalização para buscar produtos, bem como pelo pagamento e entrega dos produtos serem de responsabilidade dos próprios usuários.
Cerca de 800milhões de usuários já utilizaram a ferramenta em pelo menos 70 países.
Para anunciar no marketplace do Facebook é bem simples, basta ter uma conta, acessar a aba “marketplace” e criar um classificado.

Magalu

Essa plataforma surgiu em 2016 e conta com mais de 200 empresas cadastradas.
É voltada para a venda de produtos de empresas que se assemelham com a proposta da marca e que possuam um CNPJ ativo.
Para vender no Magalu acesse esse link.

Agora que você já conhece os tipos e os principais marketplaces, já pode escolher a melhor plataforma para vender seus produtos.

Deixe um Comentário