5 ações práticas para aproveitar as datas comemorativas na sua loja virtual ou marketplace

Além das datas comemorativas tradicionais, existem também aquelas que são específicas para o e-commerce, como dia do consumidor, boxin day, semana Brasil, Amazon day, dentre inúmeras outras.

E com esse número tão expressivo de datas especiais, a pergunta é como aproveitar bem todas essas datas, certo? Pode ser algo desafiador, mas abaixo seguem 5 dicas para aproveitar o máximo de cada data.

1 Calendário promocional

Tenha um calendário promocional. Não é necessário organizar um ano todo do calendário de uma vez só, mas é necessário que seja planejado no mínimo 3 meses. Agora no final do ano, por exemplo, pode ser feito o calendário promocional do primeiro trimestre de 2023 e em janeiro, planejar o segundo trimestre e assim por diante.
Isso permitirá que você tenha um planejamento muito claro de quais ações precisam ser tomadas, quais datas precisam ser consideradas, quais são as personas alvo de cada uma das ações e que tipo de produto e parceria você precisa buscar junto aos seus fornecedores para conseguir oferecer as melhores promoções possíveis nessas datas.

2 Antecipação da data

Sempre que a data planejada estiver chegando, é importante antecipar isso com seu cliente. Divulgar a ação promocional apenas quando ela já está chegando não vai gerar os resultados esperados, por isso a antecipação é tão importante.
Assim, comunique seu cliente pelo menos 15 dias antes, informando quais são os produtos e os descontos prometidos.

3 Temática relevante

Basicamente você pode criar uma temática de antecipação para que seus clientes possam se preparar para poder aproveitar essa data ao máximo. Em algumas promoções você pode mudar a cara do seu e-commerce e mostrar que aquela ação promocional vai ser relevante. Então se você está em uma contagem regressiva para o dia do consumidor, por exemplo, faça com que essa contagem se destaque no início da sua página.
Ainda, pode ser enviado alguns cupons para seus clientes para que eles aproveitem essa data, além de investir em anúncios, disparar e-mails e até mesmo apostar em parcerias com influencers.

4 Coleta de dados

A cada campanha feita, você vai coletando dados relevantes para saber o que de fato funciona. Com esse feedback você vai descartar as ações que não funcionam e aprimorando o que traz resultado.

5 Ofereça benefícios reais

Para que suas campanhas sejam um sucesso, os benefícios prometidos aos clientes precisam ser reais. Você não pode criar um grande movimento de antecipação, prever uma grande promoção e chegando a data o cliente ver os mesmos preços e condições de sempre.
Isso gera um desgaste da sua marca um problema para as próximas promoções, pois esse cliente não vai mais confiar na divulgação que você está fazendo.
Direcione a comunicação da sua campanha para aquilo que você pode entregar e para aquilo que você acredita que gera valor para o teu cliente.

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